1ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura


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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Sessão Ordinária Abertura: 18/02/2025 - 18:30 Encerramento: 18/02/2025 - 19:30
Correspondências
Expedientes
Abertura da Sessão:

ATA NÚMERO TRÊS MIL, SEISCENTOS E SESSENTA E OITO (3.668). Aos dezoito dias do mês de Fevereiro de dois mil e vinte e cinco, a hora regimental, reuniu-se no Plenário Vereador César Augusto Leoni, o Poder Legislativo Municipal da Lapa, sob a Presidência do Vereador Arthur Bastian Vidal, Secretariado pelos Vereadores Camila Schefer Pierin e Mário Jorge Padilha Santos, presentes os Vereadores: Acyr Hoffmann, Bruno Osmil Bux, Marco Antônio Bortoletto, Marcos José Lech, Paulo Cezar Figueiro Turmina e Vilmar Fávaro Purga. Inicialmente, o Presidente declarou aberta a Sessão invocando a proteção de Deus, “Que Deus ilumine os trabalhos desta Casa e norteie os homens que conduzem a nossa Pátria”, e cumprimentou a todos.

Ordem do Dia:

Ficou registrado o Arquivamento dos seguintes Projetos que iniciaram a sua tramitação na Legislatura 2021 a 2024: Anteprojeto de Lei 40/2022 – Que autoriza o Poder Legislativo Municipal a adquirir o imóvel que especifica e dá outras providências; Projeto de Decreto Legislativo 13/2023 – que susta o Decreto nº 27379, de 17 de novembro de 2023, que Cria a Secretaria Extraordinária de Parcerias Público Privadas e Concessões Públicas; Projeto de Lei 42/2024 – Que dispõe sobre a abertura de Crédito Adicional Especial, por Superávit Financeiro, referente inclusão de valores nas rubricas orçamentárias na Ação 2019 Manutenção FUNREBOM; Projeto de Lei 107/2024 – Que cria a Agência Municipal de Inovação Tecnológica da Lapa que especifica e dá outras providências; Anteprojeto de Lei 22/2024 – Que altera a denominação da Rua Marechal Deodoro da Fonseca, neste Município, e; Anteprojeto de Lei 27/2024 – Que cria o “Programa Saúde Rural Itinerante” no Município da Lapa e dá outras providências.

Grande Expediente:

Passou-se para o Grande Expediente onde se manifestaram os Vereadores Bruno Bux e Vilmar Fávaro Purga. Com a palavra o Vereador Bruno Bux destacou a destinação de Emendas de Deputados, para a cidade da Lapa. Também pediu atenção, sobre o um recente corte de gratificações de Servidores Públicos da Prefeitura da Lapa. Por fim, comentou sobre os requerimentos apresentados. Com a palavra o Vereador Vilmar Fávaro Purga, comentou sobre projetos que estão com muita demora para serem executados, como por exemplo, a Praça de Esportes Olívio Fávaro, na comunidade do Rio da Várzea. Também destacou os requerimentos apresentados nesta Sessão.

Lideranças Partidárias:

Não houve manifestações.

Comunicações Parlamentares:

Fizeram uso da palavra os Vereadores Acyr Hoffmann, Vilmar Fávaro Purga, Paulo Cezar Figueiro Turmina e Bruno Bux. Com a palavra o Vereador Acyr Hoffmann destacou a questão do pedágio, da empresa Via Araucária, sobre notificações extrajudiciais, para produtores e moradores da PR 427, que liga Lapa a Porto Amazonas, também comentou sobre o evento do agronegócio realizado na cidade de Cascavel, Show Rural Copavel, e da importância do produtor rural pra economia do país. Com a palavra o Vereador Vilmar Fávaro Purga, fez agradecimentos a comunidade do São Bento I, pelo convite de Festa Religiosa. Com a palavra o Vereador Paulo Cezar Figueiro Turmina, destacou a destinação de uma Van para o transporte de pacientes da Lapa. Com a palavra o Vereador Bruno Bux comentou sobre os problemas com a empresa de pedágio, Via Araucária. Também destacou que a ex-prefeita Leila, que é Superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário, esteve presente no Show Rural em Cascavel, e que o maior plano da safra da história é o plano safra desse governo, lançado recentemente nos últimos anos. Com a palavra o Vereador Vilmar Fávaro Purga, solicitou que após a aprovação do pedágio, que o Secretário Municipal de Administração, Carlos, avise com antecedência sobre a reunião a ser feita na Mariental. Com a palavra o Vereador Acyr Hoffmann, destacou a importância da água no Município.

Encerramento:

Nada mais a tratar o senhor Presidente encerrou a Sessão agradecendo a presença de todos, bem como dos senhores Vereadores, e convocou para a próxima Sessão Ordinária a realizar-se no dia vinte e cinco de Fevereiro de dois mil e vinte e cinco, salvo convocação Extraordinária, à hora regimental, com a Ordem do Dia já definida e publicada posteriormente no site. Sendo que tinha para constar, e Marilda Bonczkowski, Auxiliar de Secretaria, lavrei a presente Ata que após lida e aprovada, será por todos os Vereadores presentes assinada.

Matérias do Expediente Não existem Matérias de Expediente para essa Sessão Plenária
Matérias da Ordem do Dia
MatériaEmenta Situação
1 - Ata Sessão Ordinária nº 3663 de 2024
Processo: -
Autor: Câmara Municipal da Lapa
Turno:
ATA REFERENTE A SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 10/12/2024. ATA NÚMERO TRÊS MIL SEISCENTOS E SESSENTA E TRÊS (3.663).
Incluído na Ordem do Dia
2 - Ata Sessão Extraordinária nº 3664 de 2024
Processo: -
Autor: Câmara Municipal da Lapa
Turno:
ATA REFERENTE A SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO DIA 13/12/2024. ATA NÚMERO TRÊS MIL SEISCENTOS E SESSENTA E QUATRO (3.664).
Incluído na Ordem do Dia
3 - Ata Sessão Extraordinária nº 3665 de 2024
Processo: -
Autor: Câmara Municipal da Lapa
Turno:
ATA REFERENTE A SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO DIA 20/12/2024. ATA NÚMERO TRÊS MIL SEISCENTOS E SESSENTA E CINCO (3.665).
Incluído na Ordem do Dia
4 - Ata Sessão Extraordinária nº 3666 de 2025
Processo: -
Autor: Câmara Municipal da Lapa
Turno:
ATA REFERENTE A SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO DIA 21/01/2025. ATA NÚMERO TRÊS MIL SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS (3.666).
Incluído na Ordem do Dia
5 - Ata Sessão Extraordinária nº 3667 de 2025
Processo: -
Autor: Câmara Municipal da Lapa
Turno:
ATA REFERENTE A SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO DIA 29/01/2025. ATA NÚMERO TRÊS MIL SEISCENTOS E SESSENTA E SETE (3.667).
Incluído na Ordem do Dia
6 - Projeto de Decreto Legislativo nº 5 de 2024
Processo: -
Autor: CEFO - Comissão de Economia, Finanças e Orçamento
Turno:
Delibera sobre as Contas do Poder Executivo, referente ao Exercício Financeiro de 2022.


Obs.: 2ª Discussão.
Incluído na Ordem do Dia
7 - Projeto de Decreto Legislativo nº 2 de 2023
Processo: -
Autores: ME - Mesa Executiva, ARTHUR VIDAL, MARCO ANTONIO BORTOLETTO, MÁRIO PADILHA
Turno:
Concede a Comenda Honorífica Heróis da Lapa ao Governador Carlos Roberto Massa Júnior.
Incluído na Ordem do Dia
8 - Anteprojeto de Lei nº 15 de 2024
Processo: -
Autor: MÁRIO PADILHA
Turno:
Denomina de "Estrada do Chibanca", o logradouro municipal que especifica.
Incluído na Ordem do Dia
9 - Projeto de Lei Ordinária nº 10 de 2025
Processo: -
Autor: Poder Executivo
Turno:
Autoriza o Município da Lapa a receber em Doação, Bem Imóvel sem encargo para o Município, e dá outras providências.
Incluído na Ordem do Dia
10 - Projeto de Lei Ordinária nº 11 de 2025
Processo: -
Autor: Poder Executivo
Turno:
Altera dispositivos da Lei Municipal nº 1378 de 24 de outubro de 1997, que criou o Conselho Municipal de Educação.
Incluído na Ordem do Dia
11 - Projeto de Decreto Legislativo nº 1 de 2025
Processo: -
Autor: ARTHUR VIDAL
Turno:
Concede o título de Cidadão Honorário da Lapa ao Promotor de Justiça, Dr. GUILHERME LAPA WERNER.
Incluído na Ordem do Dia
12 - Projeto de Decreto Legislativo nº 2 de 2025
Processo: -
Autor: MARCO ANTONIO BORTOLETTO
Turno:
Concede Título de Cidadão Honorário ao Sr. Carlos Roberto Massa Júnior.
Incluído na Ordem do Dia
13 - Projeto de Decreto Legislativo nº 3 de 2025
Processo: -
Autor: MARCO ANTONIO BORTOLETTO
Turno:
Concede Título de Cidadão Honorário ao Sr. HUSSEIN BAKRI.
Incluído na Ordem do Dia
14 - Projeto de Decreto Legislativo nº 4 de 2025
Processo: -
Autor: MARCO ANTONIO BORTOLETTO
Turno:
Concede Título de Cidadão Honorário ao Sr. CARLOS ALBERTO GEBRIM (BETO PRETO).
Incluído na Ordem do Dia
15 - Projeto de Decreto Legislativo nº 5 de 2025
Processo: -
Autor: ARTHUR VIDAL
Turno:
Concede título de Cidadão Honorário da Lapa ao Sr. Alexandre Maranhão Khury.
Incluído na Ordem do Dia
16 - Projeto de Decreto Legislativo nº 6 de 2025
Processo: -
Autor: ARTHUR VIDAL
Turno:
Concede título de Cidadão Honorário da Lapa ao Dr. Guilherme Fernandes Graziani.
Incluído na Ordem do Dia
17 - Moção nº 2 de 2023
Processo: -
Autores: Vários Vereadores - Vereadores, ARTHUR VIDAL, FENELON BUENO MOREIRA, MARCO ANTONIO BORTOLETTO, MARCOS LECH, MÁRIO PADILHA, OSVALDO BENEDITO CAMARGO, PROFESSORA BRENDA, VILMAR FÁVARO PURGA
Turno:
Moção de Apoio à Empresa Brasileira de Correios e telégrafos para aprimorar a qualidade de seus serviços, garantir tarifas acessíveis, promover a ampliação das áreas de entregas e melhor estrutura de atendimento nos municípios, maximizar os resultados operacionais, comerciais e de atendimento, através de uma gestão técnico-profissional, abertura de concurso público e manutenção como empresa pública, objetivando atender de forma ampla, isonômica e irrestrita às necessidades da população.
Incluído na Ordem do Dia
18 - Requerimento nº 1 de 2025
Processo: -
Autor: BRUNO BUX
Turno:
Requer ao Executivo Municipal, informações sobre a lei nº 4237 de 15 de Maio de 2024.
Incluído na Ordem do Dia
19 - Requerimento nº 2 de 2025
Processo: -
Autor: BRUNO BUX
Turno:
Requer ao Executivo Municipal, informações sobre as medidas questão sendo adotadas para garantir a pontualidade e a continuidade do serviço de transporte para os pacientes de hemodiálise, bem como, o número de pacientes atendidos pelo município.
Incluído na Ordem do Dia
20 - Requerimento nº 3 de 2025
Processo: -
Autor: BRUNO BUX
Turno:
Requer ao Executivo Municipal, informações sobre o reajuste do piso do magistério, o qual deverá em 2025 ser atualizado em 6,27% e valores em atraso os quais atingiram o percentual de 7,24%.
Incluído na Ordem do Dia
21 - Requerimento nº 4 de 2025
Processo: -
Autor: BRUNO BUX
Turno:
Requer informações ao Executivo Municipal, bem como ao Departamento de Controle e Bem Estar Animal.
Incluído na Ordem do Dia
22 - Requerimento nº 5 de 2025
Processo: -
Autor: CAMILA SCHEFER PIERIN
Turno:
Requer ao Executivo Municipal informações quanto ao números de pessoas cadastradas que possuem TEA.
Incluído na Ordem do Dia
23 - Requerimento nº 6 de 2025
Processo: -
Autor: CAMILA SCHEFER PIERIN
Turno:
Requer ao Executivo Municipal informações quanto ao valor médio de IPTU pago pelos munícipes.
Incluído na Ordem do Dia
24 - Requerimento nº 7 de 2025
Processo: -
Autor: MÁRIO PADILHA
Turno:
Requer ao Executivo Municipal, para que seja instalado uma academia ao ar livre na comunidade do São João Caíva, de preferência ao lado da Igreja.
Incluído na Ordem do Dia
25 - Requerimento nº 8 de 2025
Processo: -
Autor: MÁRIO PADILHA
Turno:
Requer ao Executivo Municipal, para que seja patrolado e ensaibrado a estrada no Marafigo que fica na rua de fundos com a casa do seu Augustinho.
Incluído na Ordem do Dia
26 - Requerimento nº 9 de 2025
Processo: -
Autor: BRUNO BUX
Turno:
Requer ao Executivo Municipal, informações acerca do não pagamento do auxilio alimentação aos servidores municipais da Unidade de Pronto Atendimento da Lapa.
Incluído na Ordem do Dia
27 - Requerimento nº 10 de 2025
Processo: -
Autor: VILMAR FÁVARO PURGA
Turno:
Requer ao Executivo Municipal para que seja realizada pavimentação asfáltica na Rua Jacob Hornung em Mariental.
Incluído na Ordem do Dia
28 - Requerimento nº 11 de 2025
Processo: -
Autor: VILMAR FÁVARO PURGA
Turno:
Requer a empresa Expresso Penha, através de seu gerente geral senhor Juliano, a instalação de abrigos no ponto de ônibus próximo ao Km 226 da BR 476.
Incluído na Ordem do Dia
29 - Requerimento nº 12 de 2025
Processo: -
Autor: CAMILA SCHEFER PIERIN
Turno:
Requer ao Executivo Municipal para que seja construída uma lombada na estrada da comunidade do Marafigo, atendendo solicitação dos moradores, atendendo solicitação da senhora Michele Aparecida Alves Zavorne.
Incluído na Ordem do Dia
30 - Indicação nº 1 de 2025
Processo: -
Autor: BRUNO BUX
Turno:
Indica ao Executivo Municipal ensaibramento e patrolamento das estradas da comunidade Quilombola da Vila Esperança de Mariental.
Incluído na Ordem do Dia
31 - Indicação nº 2 de 2025
Processo: -
Autor: BRUNO BUX
Turno:
Indica ao Executivo Municipal ensaibramento e patrolamento das estradas da comunidade do Bonito.
Incluído na Ordem do Dia
32 - Indicação nº 3 de 2025
Processo: -
Autor: BRUNO BUX
Turno:
Indica ao Executivo Municipal ensaibramento e patrolamento da estrada da comunidade de Água Azul, 246 a 1 Km da BR, primeira encruzilhada a direita.
Incluído na Ordem do Dia
33 - Indicação nº 4 de 2025
Processo: -
Autor: BRUNO BUX
Turno:
Indica ao Executivo Municipal ensaibramento e patrolamento da estrada do Bom Sucesso, no trecho entre o Acampamento Palavra da Vida.
Incluído na Ordem do Dia
34 - Indicação nº 5 de 2025
Processo: -
Autor: BRUNO BUX
Turno:
Indica ao Executivo Municipal que seja realizado a construção de novos bueiros, ensaibramento e patrolamento das estradas do Assentamento do Contestado.
Incluído na Ordem do Dia
35 - Indicação nº 6 de 2025
Processo: -
Autor: BRUNO BUX
Turno:
Indica ao Executivo Municipal a aquisição e implantação de um playground no Módulo Esportivo Moacyr Gonsalves, localizado na Vila são José.
Incluído na Ordem do Dia
36 - Indicação nº 7 de 2025
Processo: -
Autor: BRUNO BUX
Turno:
Indica ao Poder Executivo a realização de parceria com o Centro Universitário Unifael, a qual pretende oferecer cursos aos servidores públicos do município.
Incluído na Ordem do Dia
37 - Indicação nº 8 de 2025
Processo: -
Autor: CAMILA SCHEFER PIERIN
Turno:
Indica ao Chefe do Poder Executivo para que proceda a manutenção e pintura do Parquinho situado no Largo Francisco Cunha Pereira Filho (atrás da Casa da Memória).
Incluído na Ordem do Dia
38 - Indicação nº 9 de 2025
Processo: -
Autor: MARCO ANTONIO BORTOLETTO
Turno:
Indica ao Poder Executivo, a possibilidade da Oficialização da Arena Esportiva, localizada ao final da Rua Alberto Weiss, no bairro Jardim Esplanada, em área institucional do Município, para que possa valorizar a participação do trabalho espontâneo da comunidade naquele local e dar maior atenção em investimentos.
Incluído na Ordem do Dia
39 - Indicação nº 10 de 2025
Processo: -
Autor: BRUNO BUX
Turno:
Indica ao Executivo Municipal, para que através da Secretaria de Obras e Urbanismo, a manutenção dos paralelepípedos da Rua Augusto Burda, Cohapar I, em frente ao número 187.
Incluído na Ordem do Dia
40 - Indicação nº 11 de 2025
Processo: -
Autor: CAMILA SCHEFER PIERIN
Turno:
Indica ao Executivo Municipal para que sejam arrumadas as pedras de paralelepípedo na Rua Augusto Burda, 187, Cohapar.
Incluído na Ordem do Dia
41 - Indicação nº 12 de 2025
Processo: -
Autor: CAMILA SCHEFER PIERIN
Turno:
Indica ao Executivo Municipal para que realize a limpeza do córrego localizado na Rua Doutor Luiz Correia de Lacerda (próximo ao Posto da Cohapar), Cohapar.
Incluído na Ordem do Dia
42 - Requerimento Verbal nº 1 de 2025
Processo: -
Autor: VILMAR FÁVARO PURGA
Turno:
Solicita ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Obras, o patrolamento e ensaibramento nas estradas do Marafigo, com entrada pelo Cerene, a pedido do senhor Bolinha.
Não informada
43 - Requerimento Verbal nº 2 de 2025
Processo: -
Autor: VILMAR FÁVARO PURGA
Turno:
Solicita ao Presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, informações de quais são os investimentos previstos para a cidade da Lapa em relação a produção de água, pois está havendo bastante reclamação da população urbana, de que está faltando água dentro da cidade da Lapa, por isso precisam saber quais investimentos e prazos, para aumentar a produção e consequentemente reservatórios dentro da cidade. Pede-se da mesma informação, a respeito do Distrito de Mariental, que também está sofrendo com a falta de água, necessitando da perfuração de novos poços artesianos e reservatórios. Além disso, solicita também, cópia do contrato de concessão entre o Município da Lapa e a Sanepar, para analisar se está sendo cumprido aquilo que foi assinado.
Não informada
44 - Requerimento Verbal nº 3 de 2025
Processo: -
Autor: ACYR DO SINDICATO
Turno:
Solicita ao Executivo Municipal, informações a respeito do projeto de asfalto das Ruas Daniel Guimarães e São Miguel, na Vila São José.
Não informada
45 - Requerimento Verbal nº 4 de 2025
Processo: -
Autor: VILMAR FÁVARO PURGA
Turno:
Solicita ao Executivo Municipal, mais precisamente a Superintendente de projetos, Marion Cabral, informações oficiais de como está o andamento do projeto da Praça de Esportes Olívio Fávaro, na comunidade do Rio da Várzea.
Não informada