Início
Institucional
Mesa Diretora
Bancadas Parlamentares
Blocos Parlamentares
Comissões
Frentes
Parlamentares
Audiências Públicas
Documentos Administrativos
Pesquisar Documentos Administrativos
Atividade Legislativa
Matérias Legislativas
Pautas das Sessões
Relatórios
Sessões Plenárias
Normas Jurídicas
Pesquisar Normas Jurídicas
Câmara Municipal da Lapa - PR
Sistema de Apoio ao Processo Legislativo
Abertura
Dados Básicos
Mesa
Presença
Ausência
Explicações Pessoais
Ocorrências da Sessão
Considerações Finais
Retirada de Pauta
Expedientes
Correspondências
Expediente Diversos
Matérias do Expediente
Oradores do Expediente
Ordem do Dia
Matérias da Ordem do Dia
Presença na Ordem do Dia
Oradores da Ordem do Dia
Resumo
Resumo
Expediente Diversos
(21ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura)
Abertura da Sessão
<p class="western" style="margin-bottom: 0.35cm;" align="center"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><u><strong><span style="background: #ffffff;">ATA NÚMERO TRÊS MIL QUATROCENTOS E SETENTA E QUATRO (3.474).</span></strong></u></span></span></span></p> <p class="western" style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0cm; line-height: 100%;" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="background: #ffffff;">Aos seis dias do mês de outubro de dois mil e vinte, a hora regimental, reuniu-se no Plenário Vereador César Augusto Leoni, o Poder Legislativo Municipal da Lapa sob a Presidência do Vereador Arthur Bastian Vidal, Secretariado pelo Vereador Acyr Hoffmann, presentes os Vereadores: Fenelon Bueno Moreira, Josias Camargo de Oliveira Junior, Mário Jorge Padilha Santos e Otávio José Rodrigues de Jesus. À hora regimental o Presidente declarou aberta a Sessão invocando a proteção de Deus, “</span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><em>Que Deus ilumine os trabalhos desta Casa e norteie os homens que conduzem a nossa Pátria</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="background: #ffffff;">”, e fez uma saudação a todos.</span></span></span></span></p>
Aprovação da Ata
<p class="western" style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0cm; line-height: 100%;" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">De imediato passou-se para a deliberação da Ata anterior de número três mil quatrocentos e setenta e dois (3.472), sendo aprovada sem ressalvas.</span></span></p>
Correspondências Expedidas e Recebidas
<div style="text-align: justify;"><strong><span style="font-size: 12pt; line-height: 115%; font-family: 'Times New Roman', serif; background-image: initial; background-position: initial; background-size: initial; background-repeat: initial; background-attachment: initial; background-origin: initial; background-clip: initial;">Resumo das Correspondências Expedidas: </span></strong><span style="text-align: justify; font-family: 'Times New Roman', serif; font-size: 12pt;">Protocolo: 000614/2020. Assunto: encaminha requerimento verbal do vereador Purga. Interessado: Arthur Bastian Vidal. Protocolo: 000613/2020. Assunto: Encaminha requerimento verbal do Vereador Purga. Interessado: Arthur Bastian Vidal. Protocolo: 000612/2020. Assunto: Encaminha Ata de Audiência Pública. Interessado: Arthur Bastian Vidal. Protocolo: 000611/2020. Assunto: Encaminha requerimento 28/20 do Vereador Dirceu Rodrigues. Interessado: Arthur Bastian Vidal. Protocolo: 000610/2020. Assunto: Encaminha requerimento do vereador Dirceu Rodrigues. Interessado: Arthur Bastian Vidal. Protocolo: 000606/2020. Assunto: Encaminha projetos aprovados em 29/09. Interessado: Arthur Bastian Vidal. Protocolo: 000605/2020. Assunto: Encaminha documentos para publicação. Interessado: Arthur Bastian Vidal. </span><strong style="text-align: justify;"><span style="font-size: 12pt; line-height: 115%; font-family: 'Times New Roman', serif; background-image: initial; background-position: initial; background-size: initial; background-repeat: initial; background-attachment: initial; background-origin: initial; background-clip: initial;">Resumo das Correspondências Recebidas: </span></strong><span style="text-align: justify; font-size: 12pt; line-height: 107%; font-family: 'Times New Roman', serif;">Protocolo: 000617/2020. Assunto: Solicita encaminhamento ao Executivo da Indicação 28/2020. Autor: Sargento Otávio. Protocolo: 000616/2020. Assunto: Recebimento do oficio 408/2020 referente ao requerimento 22/2020 do vereador Acyr. Interessado: Prefeitura Municipal da Lapa. Protocolo: 000615/2020. Assunto: Solicita encaminhamento da indicação 27/20 ao Executivo. Autor: Sargento Otávio. Protocolo: 000609/2020. Assunto: Solicita prorrogação de prazo de resposta em relação ao 252/2020. Interessado: Prefeitura Municipal. Protocolo: 000608/2020. Assunto: Encaminha para apreciação projeto de Lei 55/2020. Autor: Poder Executivo. Protocolo: 000607/2020. Assunto: Encaminha portaria 814. Interessado: Prefeitura Municipal</span><span style="text-align: justify; font-size: 12pt; line-height: 107%; font-family: Calibri, sans-serif;">.</span><strong><span style="font-size: 12pt; line-height: 115%; font-family: 'Times New Roman', serif; background-image: initial; background-position: initial; background-size: initial; background-repeat: initial; background-attachment: initial; background-origin: initial; background-clip: initial;"><br /></span></strong></div>
Ordem do Dia
<p class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 100%;" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="background: #ffffff;">Dando inicio a </span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong><span style="background: #ffffff;">Ordem do Dia</span></strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="background: #ffffff;">, presentes os Vereadores: Acyr Hoffmann, Fenelon Bueno Moreira, Josias Camargo de Oliveira Junior, Mário Jorge Padilha Santos, Otávio José Rodrigue de Jesus. </span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: 12pt;"><span style="background-image: initial; background-position: initial; background-size: initial; background-repeat: initial; background-attachment: initial; background-origin: initial; background-clip: initial;">Em 1ª discussão o Projeto de Lei nº 50/2020, de autoria do Executivo Municipal, que </span></span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: 12pt;"><span style="background: #f7f7f7;">estima a Receita e Fixa a Despesa do Município de Lapa para o Exercício Financeiro de 2021. </span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: 12pt;"><strong><span style="background: #f7f7f7;">Livre a palavra para discussão fez uso dela o Vereador Josias Camargo de Oliveira Junior,</span></strong></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: 12pt;"><span style="background: #f7f7f7;"> solicitando vistas do referido Projeto, para fazer uma melhor leitura do mesmo. Havendo, portanto requerimento verbal de autoria do Vereador Josias Camargo de Oliveira Junior, solicitando vistas do </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: 12pt;"><span style="background-image: initial; background-position: initial; background-size: initial; background-repeat: initial; background-attachment: initial; background-origin: initial; background-clip: initial;">Projeto de Lei nº 50/2020, de autoria do Executivo Municipal, que </span></span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: 12pt;"><span style="background: #f7f7f7;">estima a Receita e Fixa a Despesa do Município de Lapa para o Exercício Financeiro de 2021, foi o requerimento APROVADO por unanimidade. Em 1ª discussão o Projeto de Lei nº 55/2020, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre a abertura de Crédito Adicional Especial, por Excesso de Arrecadação, referente inclusão de dotação orçamentária no Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos e Saúde – Atenção Básica, com recursos da Portaria nº 1857, de 28/07/2020. </span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: 12pt;"><strong><span style="background: #f7f7f7;">Livre a palavra para discussão fez uso dela o Vereador Josias Camargo de Oliveira Junior</span></strong></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: 12pt;"><span style="background: #f7f7f7;">. Mais ninguém querendo fazer uso da palavra, foi o Projeto de Lei nº 55/2020, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre a abertura de Crédito Adicional Especial, por Excesso de Arrecadação, referente inclusão de dotação orçamentária no Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos e Saúde – Atenção Básica, com recursos da Portaria nº 1857, de 28/07/2020, colocado em 1ª votação sendo APROVADO por unanimidade. Havendo requerimento verbal de autoria do Vereador Acyr Hoffmann, solicitando dispensa de interstício para 2ª deliberação do Projeto de Lei nº 55/2020, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre a abertura de Crédito Adicional Especial, por Excesso de Arrecadação, referente inclusão de dotação orçamentária no Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos e Saúde – Atenção Básica, com recursos da Portaria nº 1857, de 28/07/2020, foi o requerimento APROVADO por unanimidade. Em 2ª discussão o Projeto de Lei nº 55/2020, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre a abertura de Crédito Adicional Especial, por Excesso de Arrecadação, referente inclusão de dotação orçamentária no Bloco de </span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: 12pt;"><span style="background: #f7f7f7;">Custeio das Ações e Serviços Públicos e Saúde – Atenção Básica, com recursos da Portaria nº 1857, de 28/07/2020. Livre a palavra para discussão e ninguém querendo fazer uso da mesma, foi o Projeto de Lei nº 55/2020, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre a abertura de Crédito Adicional Especial, por Excesso de Arrecadação, referente inclusão de dotação orçamentária no Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos e Saúde – Atenção Básica, com recursos da Portaria nº 1857, de 28/07/2020, colocado em 2ª votação sendo APROVADO por unanimidade. Foi feita a leitura do Oficio nº 400/2020, do Gabinete do Prefeito Municipal. "</span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: 12pt;"><em><span style="background: #f7f7f7;">Venho por meio deste, com base no §1º do Art. 22 da Lei Orgânica do Município, solicitar a prorrogação por mais trinta dias, a contar da data limite de manifestação (09.10.2020), para envio da resposta ao Oficio 252/2020/PRESI/SEC, datado de 08.09.2020, em virtude da complexidade da matéria, a qual demanda de mais prazo para a conclusão da análise</span></em></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: 12pt;"><span style="background: #f7f7f7;">". </span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: 12pt;"><span style="background: #f7f7f7;"><br /></span></span></span></p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 100%;" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: 12pt;"><span style="background: #f7f7f7;"><br /><br /></span></span></span></p>
Requerimentos e Indicações
<p class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 100%;" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="background: #ffffff;">Nada mais constando na Ordem do Dia, passou-se a leitura dos </span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong><span style="background: #ffffff;">Requerimentos e Indicações</span></strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="background: #ffffff;"> apresentados: Indicação nº 27/2020, de autoria do Vereador Otávio José Rodrigues de Jesus, solicitando a </span></span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="background: #f7f7f7;">Secretaria de Obras que seja pavimentado o trecho da Rua Francisco Vidal no trecho entre a Rua XV de Novembro e Rua Pedro Soares de Siqueira.</span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="background: #ffffff;"> Indicação nº 28/2020, de autoria do Vereador Otávio José Rodrigues de Jesus, solicitando ao </span></span></span> <span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="background: #f7f7f7;">Executivo Municipal uma caçamba de lixo na entrada da Colônia São Carlos (próximo ao Pedágio). </span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Ninguém querendo colocar qualquer Requerimento ou Indicação em destaque foram todos deferidos ficando à disposição dos senhores Vereadores, juntamente com o Expediente, na Secretaria desta Casa.</span></span></p>
Grande Expediente
<p class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 100%;" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Em comum acordo entre os senhores Vereadores, não haverá nesta Sessão o </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Grande Expediente.</strong></span></span></p>
Lideranças Partidárias
<p class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 100%;" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Em comum acordo entre os senhores Vereadores, não haverá nesta Sessão</span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"> </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Lideranças Partidárias.</strong></span></span></p>
Comunicações Parlamentares
<p class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 100%;" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Em comum acordo entre os senhores Vereadores, não haverá nesta Sessão </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Comunicações Parlamentares</strong></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. </span></span></p>
Tribuna Livre
Encerramento
<p class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 100%;" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="background: #ffffff;">Nada mais a tratar o senhor Presidente encerrou a Sessão agradecendo a presença de todos, bem como dos senhores Vereadores, e convocou para a próxima Sessão Ordinária a realizar-se no dia </span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="background: #ffffff;">treze</span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="background: #ffffff;"> de outubro de dois mil e vinte, salvo convocação Extraordinária, à hora regimental, com a Ordem do Dia a ser definida e publicada posteriormente no site. Sendo o que tinha para constar, eu, Marilda Bonczkowski, Auxiliar de Secretaria, lavrei a presente Ata que após lida e aprovada, será por todos os Vereadores presentes assinada.</span></span></span></p>
Entrega de Títulos e Honrarias