Resumo (3ª Sessão Extraordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)

Impressão PDF

Identificação Básica
Tipo de Sessão: Sessão Extraordinária
Abertura: 25/08/2025 - 16:00
Encerramento: 25/08/2025 - 17:00



Mesa Diretora
Presidente: ARTHUR VIDAL / PSDB
Vice-Presidente: ACYR DO SINDICATO / PSD
1º Secretário: CAMILA SCHEFER PIERIN / PSDB
2º Secretário: MÁRIO PADILHA / PSD



Lista de Presença na Sessão
ACYR DO SINDICATO / PSD
ARTHUR VIDAL / PSDB
BRUNO BUX / PT
CAMILA SCHEFER PIERIN / PSDB
FABIANO CORDEIRO / PSD
MARCOS LECH / PSB
MÁRIO PADILHA / PSD
PAULO MASSA / PSDB
VILMAR FÁVARO PURGA / PODEMOS






Expedientes
Abertura da Sessão:

ATA NÚMERO TRÊS MIL, SEISCENTOS E NOVENTA E TRÊS (3.693). Aos vinte e cinco dias do mês de Agosto de dois mil e vinte e cinco, às dezesseis horas, reuniu-se extraordinariamente, no Plenário Vereador César Augusto Leoni, o Poder Legislativo Municipal da Lapa, sob a Presidência do Vereador Arthur Bastian Vidal, Secretariado pela Vereadora Camila Schefer Pierin e Mário Jorge Padilha Santos, presentes os Vereadores: Acyr Hoffmann, Bruno Osmil Bux, Fabiano Cordeiro, Marcos José Lech, Paulo Cezar Figueiro Turmina e Vilmar Fávaro Purga. De imediato passou-se para a deliberação da Ordem do Dia para a qual foi convocada.

Ordem do Dia:

Por sugestão, o Presidente Arthur Basitan Vidal se comprometeu a colocar o Projeto de Lei 113/2025 para votação na Ordem do Dia 26/08/2025 e se o Vereador Bruno Bux achar que não está pronto pra votar, colocará o Projeto para uma Sessão Extraordinária no dia 27/08/2025. Em seguida, o Vereador Bruno Bux disse não concordar com o Projeto na Ordem do Dia 26/08/2025, ficando portanto, a votação do mesmo, para quarta-feira, dia 27/08/2025, as 14:00 horas.

Encerramento:

Nada mais a tratar o senhor Presidente encerrou a Sessão agradecendo a presença de todos, bem como dos senhores Vereadores, e convocou para a próxima Sessão Ordinária a realizar-se no dia vinte e seis de Agosto de dois mil e vinte e cinco, salvo convocação Extraordinária, à hora regimental, com a Ordem do Dia já definida e publicada posteriormente no site. Sendo o que tinha para constar, eu Marilda Bonczkowski, Auxiliar de Secretaria, lavrei a presente Ata, que após lida e aprovada, será por todos os Vereadores presentes assinada.




Conteúdo Multimídia



Lista de Presença na Ordem do Dia
ACYR DO SINDICATO / PSD
ARTHUR VIDAL / PSDB
BRUNO BUX / PT
CAMILA SCHEFER PIERIN / PSDB
FABIANO CORDEIRO / PSD
MARCOS LECH / PSB
MÁRIO PADILHA / PSD
PAULO MASSA / PSDB
VILMAR FÁVARO PURGA / PODEMOS



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Projeto de Lei Ordinária nº 113 de 2025
Autor: Poder Executivo
Número de Protocolo: 2484
Altera a Lei Municipal nº 3.549 de 05 de setembro de 2018.
Aprovado em 1ª votação

Obs.: Projeto de Lei aprovado em 1ª votação por 7 votos favoráveis e 1 contrário do Vereador Bruno Bux. Anterior a votação fez uso da palavra, em 1ª discussão, o Vereador Bruno Bux, pedindo vistas do referido Projeto, para estudar melhor o assunto, pois o mesmo chegou na sexta-feira a tarde e não deu tempo de estudá-lo, e também para que haja segurança jurídica e possa votar com responsabilidade. Com a palavra o Vereador Acyr Hoffmann pediu aos demais Vereadores que votem contra o pedido de vistas, porque é apenas uma alteração para que o dinheiro que está parado na Vigilância Sanitária, quase dois milhões, seja aplicado na saúde do Município, uma vez que a Vigilância é vinculada a Secretaria de Saúde. Com a palavra o Vereador Fabiano Cordeiro, explicou o objetivo do referido Projeto e concorda com o Vereador Acyr, e que vota favorável a matéria. Com a palavra o Vereador Vilmar Fávaro Purga disse também concordar com o Vereador Acyr em não dar vistas a este Projeto, pois é bem simples de se entender, e que não tem nada contra as dúvidas do Vereador Bruno, mas é um recurso necessário pra Secretaria de Saúde. Novamente com a palavra o Vereador Bruno Bux disse ser interessante ter um relatório do Conselho Municipal de Saúde apontando essa justificativa, para maior segurança, pois leu o Projeto e surgiram dúvidas. Na sequência, o pedido de vistas do Vereador Bruno Bux, foi rejeitado por 7 votos contrários e 1 favorável.